Ciência na cozinha e setor alimentício: conheça equipamentos presentes na indústria e na alta gastronomia

folder_openBlog

Na gastronomia, as técnicas clássica e molecular caminham cada vez mais lado a lado. Anos atrás, quando se imaginava que os métodos científicos em cozinhas profissionais seriam apenas uma moda, hoje em dia não resta dúvidas que alcançaram seu devido espaço.

Além de incentivar a criatividade dos profissionais e facilitar a rotina dos restaurantes, e até da indústria alimentícia, o uso de alguns equipamentos trazem outros benefícios como a maior agilidade no cozimento dos alimentos, a possibilidade de transformar as texturas dos ingredientes, trazer mais sabor e sofisticação aos pratos e agilidade na limpeza dos utensílios.

Abaixo, comentamos um pouco sobre diferentes equipamentos que auxiliam na organização, preparo e até mesmo higiene dos utensílios, e que foram desenvolvidos para uso em restaurantes e n indústria alimentícia. Com certeza eles vieram para ficar e para muitos profissionais da gastronomia, já se tornaram indispensáveis.

Sous Vide


Diamond Sous Vide

Com este equipamento é possível obter uma comida saborosa preparada em cocção perfeita. Sous Vide é uma expressão francesa que significa “sob vácuo”. Neste método de preparo, os alimentos como o próprio nome diz, são colocados em um saco a vácuo e cozidos em baixas temperaturas, utilizando um equipamento termo circulador.

A empresa alemã Julabo, especialista em banhos termostáticos desenvolveu dois equipamentos para preparos sous vide, indicados tanto para cozinhas da alta gastronomia quando para cozinhas industriais.

Este tipo de equipamento exige o uso de sacos plásticos selados hermeticamente para cozimentos de alimentos submersos em água, sob total segurança.

O resultado que o Sous Vide proporciona é único e exige pouca atenção dos cozinheiros, já que não necessita de ajustes e verificação de temperatura.

  • Cozimento é igualitário em todo alimento;
  • Evita que a comida passe do ponto;
  • Mantém a umidade do produto, não resseca e preserva a aparência original;
  • O preparo exige pouco uso de óleo, manteiga ou caldo. Diferente do que seria feito diretamente no fogo, que normalmente requer maior quantidade;
  • O sabor máximo é alcançado e a carne fica macia e suculenta porque é selada e cozida em seu próprio suco;
  • Ainda é capaz de solucionar as alterações das propriedades de textura, sabor e cor dos alimentos.

Banho termostático

O Banho termostático é um equipamento projetado para laboratórios que possuem sistema de aquecimento e resfriamento, excelente estabilidade de temperatura e refrigeração de fluído térmico.

É um aparelho composto por uma banheira ou tanque preenchido com fluído térmico, e por meio de um controlador de temperatura e um motor de agitação, o operador analisa como um determinado produto se comporta, em uma temperatura específica.

Sistemas de controle térmico são aplicados em muitos lugares nos processos de produção da indústria alimentícia. Eles servem não somente para a otimização e calibração dos equipamentos de produção, mas também garantem uma alta e constante qualidade do produto final.

No mercado há diferentes versões e tipos de banhos termostáticos, alguns para aplicações bem específicas. É possível criar ou adaptar um modelo para atender diferentes tipos de demanda. Para a indústria alimentícia e de bebidas, eles trazem uma série de benefícios.

Corio CD-200F

 Vantagens do uso de banhos termostáticos no setor de alimentos e bebidas:

  • Ampla faixa de temperatura, de -95 °C até 300 °C;
  • Sistema que permite um rápido aquecimento ou resfriamento;
  • Controle de temperatura de alta precisão;
  • Alguns modelos possuem programação horária;
  • Controle auto adaptativo, podendo se ajustar em diferentes tipos de meio de

Lavadora de vidrarias

Uma Lavadora, desinfetadora e secadora automática de frascos e vidrarias para uso tanto industrial quanto para laboratórios de análises.

Possui parâmetros de temperatura e tempo ajustáveis para atender diferentes tipos de sujeiras, com uma alta pressão na lavagem, possibilitando uma limpeza ideal e uniforme para cada utensílio.

FL 110

Este equipamento pode ter suas características técnicas adaptadas para atender tanto as necessidades do setor industrial de alimentos quanto dos restaurantes.

Entre os dados técnicos, além da capacidade da lavagem, outros benefícios são:

  • Controle de temperatura;
  • Diferentes ciclos de lavagens;
  • Sistema preventivo de contaminação;
  • Detecção da quantidade de líquido;
  • Desinfecção térmica;
  • Secagem;

Para conhecer mais produtos que podem ser utilizados ou adaptados para a indústria alimentícia e restaurantes, entre em contato com a equipe da Láctea Científica.

Tags: indústria alimentícia