A importância do controle de temperatura na indústria alimentícia

folder_openBlog
Controle de temperatura na indústria alimentícia

O controle de temperatura na indústria alimentícia tem inúmeras utilidades. Vamos nos atentar ao processo de produção, transporte e novas receitas.

Processo de produção

A temperatura de ingredientes líquidos, transportados através de tubulações, pode mudar, alterando assim sua viscosidade, e velocidade de escoamento.

Por isso, para garantir o fluxo desejado, um controle de temperatura e viscosidade é necessário. Sensores de vazão podem medir o fluxo de alimento, e controlar o volume de escoamento necessário. 

Com isso a otimização do desempenho da produção é alcançada. O sensor de vazão também pode auxiliar no envasamento, ou qualquer outro modo de injeção do produto na embalagem final. 

Transporte

Simular ambientes ou situações em um laboratório, é ideal para fazer uma relação de como seu produto se comporta em uma determinada temperatura e como será feito seu transporte.

Ter domínio dessa informação pode trazer uma economia incalculável à empresa, ao prevenir que toda sua produção seja perdida devido ao mal armazenamento.

Novas receitas e produtos

A temperatura de um ingrediente no momento de sua adição em uma receita determina não somente o comportamento químico de ligação e a consistência do produto, mas também interfere na liberação de aromas, o que influencia totalmente no sabor da receita como um todo. Um controle de temperatura também é ideal para manter a reprodutibilidade perfeita, mantendo o padrão e a qualidade dos novos e antigos produtos.

Uma solução para tudo isso

Devido aos diversos requisitos da indústria alimentícia e sua ampla diversidade de ingredientes e produtos, são usados preponderantemente sistemas de controle térmico altamente variáveis, os quais se destacam por uma larga faixa de temperatura de trabalho. É nesse momento que os banhos Julabo, mais especificamente a linha Dyneo se destaca.

Ao atingir com ótima resolução uma larga faixa de temperatura (-50 ° C a +200 ° C), os banhos termostáticos Dyneo garantem a estabilidade com precisão necessária para aplicação em alimentos. O produto também se adapta às condições específicas do cliente.

Os produtos da Julabo, existem há mais de 50 anos no mercado, e são garantia de qualidade e uso prolongado. Tem baixo índice de manutenção e quando há a necessidade de um reparo, geralmente são em peças simples e de baixo custo. 

A empresa alemã traz produtos seguros, o que previne problemas. Se levar em conta o tamanho do processo que se leva a produzir um alimento de qualidade, evitar um erro em uma parte da cadeia de produção, mesmo que uma cadeia pequena, garante que todo o processo seja comprometido.

Entre em contato para saber mais!

Tags: ,
Menu