Uso do sistema de destilação na indústria

folder_openBlog

A destilação é usada na indústria para diversos fins, incluindo refino de petróleo, purificação de água e criação de bebidas alcoólicas. A destilação é um processo físico que usa calor e outros métodos para extrair produtos químicos puros desejáveis ​​de uma fonte original. Não envolve processos químicos por conta própria; ele separa, mas não altera os componentes.

Para separar os componentes dependendo de seus pontos de ebulição, o método de destilação é realizado. Produtos químicos com pontos de ebulição variáveis, como gasolina, diesel e combustível de aviação, fervem em várias temperaturas. Na prática, a mistura a ser separada é aquecida para forçar os componentes, que têm diferentes pontos de ebulição, para a fase gasosa. O gás é então condensado de volta à forma líquida e coletado.

Tipos de destilação

Diferentes líquidos podem ser separados, usando equipamento básico de destilação. Este procedimento só funciona se as temperaturas de ebulição das substâncias forem claramente diferentes; caso contrário, separá-los exigiria uma abordagem diferente.

Quando os pontos de ebulição de dois líquidos estão próximos, a destilação fracionada funciona melhor do que a destilação comum para separá-los. O equipamento é semelhante, mas os vapores passam por uma coluna de destilação fracionada, que possui um material de grande superfície que auxilia na condensação.

O ponto de ebulição da maioria dos líquidos cai à medida que a pressão é reduzida. Em pressão quase zero, ocorre a destilação a vácuo na qual líquidos fervem em temperaturas abaixo do normal, aumentando a eficiência do processo de destilação, pois menos calor significa menos uso de energia. A destilação a vácuo evita que altas temperaturas quebrem líquidos sensíveis ao calor, permitindo um processamento mais eficiente.

Combustíveis derivados de petroquímicos e produtos relacionados

A fabricação de gasolina, diesel e outros combustíveis e produtos químicos é um dos principais usos industriais da destilação. O processo pelo qual o petróleo é refinado é chamado de destilação fracionada e ocorre em uma torre de destilação ou coluna de fracionamento. O procedimento envolve a alimentação de petróleo bruto, que é uma mistura de muitos compostos diferentes, em uma das extremidades de uma refinaria.  Componentes mais leves como querosene, gasolina e óleo lubrificante são removidos em cada fase de destilação, deixando compostos mais pesados ​​como betume e alcatrão.

Biocombustíveis

A destilação também é necessária para a fabricação de biocombustíveis. O principal biocombustível líquido usado no Brasil é o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, utiliza-se o milho para obter o etanol. Tanto a cana-de-açúcar quanto o milho passam por outros processos até que se chegue no líquido que irá, por fim, passar pelo processo de destilação para que se obtenha o etanol.

Produtos farmacêuticos

A pureza química é um fator crítico na fabricação de medicamentos. As empresas farmacêuticas, por outro lado, exigem produtos de alta qualidade que possam ser produzidos em massa em grandes quantidades. A destilação é um método que permite às empresas farmacêuticas manter pureza e uniformidade rigorosas enquanto produzem grandes quantidades dos ingredientes necessários.

Óleos essenciais e fragrâncias

A extração de perfumes de plantas e outros materiais biológicos pode ser feita por destilação a vácuo. Como esses compostos são delicados e podem se degradar em altas temperaturas, a destilação a vácuo é um excelente método para extraí-los de fontes naturais.

Bebidas alcoólicas

Para a produção de bebidas alcóolicas destiladas como a cachaça, a vodca, o uísque, entre outras, as matérias primas passam primeiro por um processo de fermentação em que os microrganismos se alimentam do açúcar e liberam o álcool e posteriormente esse líquido fermentado passa pelo processo de destilação, aumentando o teor alcoólico e modificando o sabor da bebida.

Plantas de destilação de laboratório

A ROFA Germany produz plantas de destilação em tamanhos que variam de 100 ml a 250 litros. A marca EuroDist possui excelente desempenho e simplicidade na manutenção tornando os trabalhos de destilação mais simples.

Os recursos de segurança, que incluem o monitoramento dos gases de processo mais comuns, detecção de incêndio ou fumaça e um conceito de segurança redundante no controle de software e hardware, atendem aos requisitos atuais de segurança de laboratório.

O sofisticado conceito de estrutura oferece o máximo de flexibilidade em construções padrão ou personalizadas. A estrutura é construída de forma modular, portanto, rápida de montar ou desmontar. O conceito é mostrar todas as partes da planta, permitindo ver sua função e minimizar o tempo de serviço.

 ASTM D 2892

O ASTM D 2892, também chamado TBP (True Boiling Point) pode fracionar óleos brutos de 15°C até 420°C AET (temperatura atmosférica equivalente) em estágios de pressão de até 1 Torr.

A coluna de destilação possui 15 -18 placas teóricas e atende totalmente à norma ASTM D 2892. A planta de destilação funciona de forma totalmente automática a partir da debutanização à pressão atmosférica através de vários estágios de vácuo até uma pressão mínima de 1 Torr e uma sequência final de resfriamento.

ASTM D 5236

O ASTM D 5236 (Potstill) pode fracionar petróleo bruto ou resíduo de petróleo bruto de 15°C até 565°C (à temperatura atmosférica equivalente); da pressão atmosférica até um vácuo de 0,1 Torr.

O projeto da coluna está em total conformidade com o método ASTM D 5236. No modo de operação normal, a planta completa um pré-aquecimento e evacuação para o primeiro estágio de vácuo (1 Torr), destilando até uma temperatura predeterminada do balão e reduz a pressão para 0,2 Torr enquanto continua a destilação. Após o corte final, realiza uma sequência final de resfriamento.

O software EuroDist Control é executado no sistema operacional Windows (versão mais recente) e oferece uma série de controles e funcionalidades:

  • Fluxograma completo da unidade de destilação
  • Processo de destilação controlado e regulado automaticamente de acordo com os padrões ASTM
  • 2 modos de operação: operação manual e totalmente automática
  • A destilação pode ser interrompida a qualquer momento. Após a continuação, os dados são combinados em um arquivo de dados. Também várias interrupções são possíveis.
  • Software de calibração para todas as sondas
  • Programa de pesagem em balança (opcional)
  • Programa de calibração para sensores Pt100 e sondas de vácuo
  • Todas as leituras são armazenadas e podem ser exibidas em várias janelas durante o processo de destilação
  • Todos os dados são coletados em intervalos de tempo ajustáveis
  • Os dados podem ser transferidos para programas de planilhas
  • Watchdog externo supervisiona o controle de software
  • Acesso às funções de entrada e saída em tempo real
  • Carrega e salva configurações de parâmetros no disco rígido ou disquete

Um relatório da destilação é gerado automaticamente após a o processo, que pode ser impresso como documento do Word, como documento HTML ou pode ser exportado para programas de planilhas.

Para saber mais sobre as plantas de destilação da ROFA, entre em contato conosco.

 

Tags: destilacao