A modernização de testes convencionais de ponto de névoa, fluidez e entupimento

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A temperatura é um dos fatores que altera o comportamento de óleos e combustíveis. Quando as temperaturas estão baixas, é comum ocorrer problemas de rendimento ou de funcionamento dos motores de máquinas e veículos, devido ao espessamento dos óleos e combustíveis que perdem a sua fluidez natural e podem causar o entupimento dos filtros.

Os combustíveis contêm cera, e quando a temperatura cai, essa cera se transforma em cristais que podem prejudicar e até impedir o fluxo do combustível pelos filtros. Por isso, é importante saber quais as condições mínimas ideais de temperatura para que o combustível ou óleo cumpra a sua função, sem comprometer o bom funcionamento dos equipamentos e motores.

Para evitar que isso ocorra existem testes que devem ser feitos para determinar os pontos de névoa, fluidez e de entupimento a frio.

Teste de Ponto de Névoa

Ele indica a temperatura em que o óleo começa a formar cristais, devido à presença de ceras e parafinas em sua composição. Ao formar esses cristais, o óleo ganha um aspecto mais turvo e espesso, indicando o ponto de névoa.

Teste de Ponto de Fluidez

Foi desenvolvido para determinar qual a menor temperatura a que um óleo pode ser submetido, sem que perca suas características de fluidez.

Teste de Ponto de Entupimento

Indica a temperatura mais baixa sob a qual um óleo ou combustível pode operar sem causar o entupimento dos filtros.

Atualmente temos à disposição equipamentos modernos para realizar esses testes e medições de forma automatizada, sem necessidade de testes maçantes e cansativos feitos a mão.

A Orbis BV é uma empresa especializada em equipamentos de testes para baixas temperaturas e desenvolveu o AirStar CPPP, que analisa os pontos de névoa e fluidez e o AirStar CFPP que analisa o ponto de entupimento.

Esses equipamentos podem ser utilizados em conjunto com o AirStar ColdBlock, que regula o resfriamento, garantindo uma diminuição homogênea da temperatura, que pode chegar até os – 105oC, sem necessidade de resfriamento externo.

Tanto o AirStar CPPP quanto o AirStar CPFF são modulares e podem ser combinados com o ColdBlock. A tecnologia presente nesses equipamentos torna os testes mais fáceis, rápidos e confiáveis. Eles possuem um design sem cabos, bastando apenas remover o cabeçote CPPP ou CFPP do ColdBlock e colocar na estação de acoplamento.

Como o ColdBlock reconhece qual cabeçote está fisicamente colocado no topo, uma instalação de “cabeçote múltiplo” não é um problema.

Os resultados dos testes são armazenados no iPad que acompanha o equipamento e são exibidos em tempo real. A câmera interna registra cada etapa do teste facilitando a análise e o estudo de cada etapa. O aplicativo foi projetado para um controle fácil e flexível, com várias opções para gravação e exibição dos dados.

A câmera da AirSTAR imita a observação do olho humano nos métodos manuais ASTM D2500 (Ponto Névoa), ASTM D97 (Ponto de Fluidez) e ASTM D6371 (Ponto de Entupimento).

A limpeza dos módulos é simples e fácil usando a estação de ancoragem de limpeza da AirSTAR. Após descartar a amostra e remover o filtro do teste efetuado, basta colocar a cabeça CFPP ou CPPP na estação de ancoragem de limpeza e apertar um botão.

A Láctea Científica é representante da Orbis BV no Brasil. Para saber mais sobre esses equipamentos e solicitar um orçamento, entre em contato.

Tags: teste de entupimento, teste de fluidez, teste de névoa