Tipos de condutivímetros e suas aplicações

folder_openBlog, Condutivímetro

Condutivímetros são equipamentos muito utilizados em laboratórios, indústrias eletrônicas, químicas e etc. Eles avaliam diversos fatores, bem como a concentração, resistividade, salinidade e condutividade elétrica de amostras, fazendo o controle de qualidade de várias substâncias, como alimentos, água, etanol, efluentes e soluções em geral.

Possui como vantagem a compensação automática de temperatura em uma solução, fornecendo resultados bem mais precisos do que outros tipos de equipamentos, por exemplo.

Os condutivímetros são compostos por eletrodos polarizados que são colocados na substância a ser avaliada. Para garantir um resultado preciso e sem adulterações é de extrema importância a calibragem dos equipamentos antes e depois do uso.

Existem 3 tipos condutivímetros:

1) Condutivímetro de Bancada

É direcionado para medições de grande porte e é geralmente utilizado por indústrias eletrônicas e químicas, medindo salinidade, temperatura e etc.

2) Condutivímetro Portátil

Este tipo de condutivímetro pode ser utilizado fora ou dentro dos laboratórios, sendo ele o mais comum e o mais recomendado para medição de qualidade de água, cosméticos, alimentos e algumas fórmulas químicas.

3) Condutivímetro de bolso

É utilizado principalmente em medições fora do laboratório devido sua simplicidade e facilidade para ser levado aos mais diversos lugares. São muito utilizadas para controle de qualidade, em estações de tratamento de água, baterias, oficinas mecânicas e etc.

Menu