Porque usar o tensiômetro de pressão de bolha BPT Mobile

folder_openBlog

Por Henrique Ricci

Determinar a tensão superficial e seu comportamento em líquidos é obter um importante parâmetro necessário para análises de uma ampla gama de substâncias químicas, em diversas etapas de processos produtivos. Esse tipo de investigação é especialmente importante quando se deseja realizar o controle de qualidade das propriedades de surfactantes e aditivos que alteram a tensão superficial e sua velocidade de atuação.

Existem diversas técnicas de medição da tensão superficial aplicáveis de acordo com o protocolo de análise, dentre as quais, o método de Máxima Pressão de Bolha, capaz de medir a Tensão Superficial Dinâmica.

No método de Máxima Pressão de Bolha, tubos capilares de diâmetros diferentes são imersos no líquido que será analisado e um gás é bombeado no sistema para que saiam bolhas com uma vazão controlada na extremidade do capilar. O volume das bolhas aumenta até que ela seja desprendida do capilar e a pressão exercida pela Tensão Superficial do líquido é medida no seu maior ponto. O momento em que o raio da bolha formada possui o mesmo valor do raio do diâmetro do capilar é quando há a Máxima Pressão de Bolha. O valor da Máxima Pressão de Bolha é utilizado para determinar a tensão superficial do líquido e o intervalo entre o início da criação da bolha até o ponto de Máxima Pressão de Bolha é a Idade da Superfície desejada.

Quando se deseja realizar medições de Máxima Pressão de Bolha com um maior nível de precisão, velocidade e simplicidade em ambiente laboratorial ou industrial, é indicado o uso de equipamentos automatizados e de excelente qualidade. O Tensiômetro de Pressão de Bolha é o equipamento dedicado à esse tipo de função e o único capaz de medir a concentração do meio indiretamente.

BPT Mobile

O BPT Mobile, fabricado pela Kruss, é um Tensiômetro de Pressão de Bolha portátil. Planejado para realizar análises de controle de qualidade em questão de segundos. A partir da medição da tensão superficial dinâmica do banho químico, ele verifica imediatamente se a solução química está nos conformes ou não, graças ao sistema de análise dedicado.

É especialmente indicado para o controle de qualidade de banhos com substâncias de limpeza e revestimento, em processos industriais variados, e quando há necessidade de precisão, rapidez e confiabilidade na simulação de condições de processos industriais de alta velocidade. O equipamento avalia o comportamento da diminuição da quantidade de surfactante com o passar do tempo, sendo útil para auxiliar nos ajustes das condições do banho.

    

O BPT Mobile fornece resultados de concentração de surfactante, tensão superficial dinâmica, e temperatura, em três modos principais de tarefas de controle de qualidade:

  • Monitoramento, que verifica e avalia a regularidade de qualidade da amostra, com base em padrões pré-determinados de conformidade. Disponibiliza gráficos de resultados de testes anteriores, que ajudam a estimar o momento em que desvios ocorrem;
  • Modo Contínuo, que processa os dados em tempo real e permite visualizar os efeitos das alterações durante os experimentos;
  • Modo Dinâmico, desenhado para estudar o comportamento da atuação do surfactante e definir parâmetros de processo produtivo, revelando o comportamento dinâmico do surfactante, com informações do intervalo de tempo de formação da superfície na interface da substância analisada e a concentração em cada resultado.

Intuitivo, Prático e Portátil

BPT Mobile é um equipamento intuitivo, com interface de fácil manipulação, tecnologia touchscreen, com a usabilidade similar à de um tablet ou um smartphone. A tela grande facilita o manuseio das funções, mesmo com as mãos munidas de luvas laboratoriais.

Para  utilizar, é bem simples, é só imergir o leitor na solução líquida a ser analisada e acionar a função de leitura. As análises e gráficos podem ser visualizadas no próprio aparelho, dispensando  software adicional, e há a possibilidade de exportar os dados em formato “.xml”, aceito em planilhas do Microsoft Excel. Para facilitar o trabalho dos usuários, o BPT Mobile possui modelos de análises pré-programados e programáveis para sua aplicação, esses modelos de análise tornam a configuração de parâmetros necessária somente uma vez.

Seu sistema de leitura e estabilização da vazão permite que o equipamento não seja sensível à profundidade de imersão dos sensores.

Uma grande vantagem do BPT Mobile é ser um equipamento portátil, podendo ser levado para onde for necessário, de forma que o mesmo equipamento pode ser utilizado para diversos propósitos em uma mesma empresa, e facilmente transportando-o para uso in loco em serviços laboratoriais para terceiros. Tem uma grande capacidade de memória, passível de realizar até 20 milhões de medições e  possui conector USB com a função de transferência dos dados obtidos e recarga da bateria.

Para facilitar a manutenção e limpeza do equipamento, o capilar que entra em contato com a substância química pode ser descartável, substituindo os capilares permanentes e caros que demandam manutenção periódica. O sensor de temperatura é facilmente removível e feito de aço inoxidável fazendo sua limpeza ser rápida e fácil para que não exista contaminação entre amostras.

Onde ele é usado?

O BPT Mobile é indicado para análises em banhos químicos, tais como os banhos com substâncias de limpeza, galvanização e em conteúdos de substâncias que promovem adesão e molhabilidade.

Podemos destacar aplicações do equipamento no monitoramento e controle de qualidade de substâncias que participam em:

  • Banhos de limpeza para preparação para colagem e revestimento de materiais;
  • Conteúdo de aditivos em banhos eletrolíticos e galvanoplastia;
  • Banhos de revestimento de células solares;
  • Banhos de gravura em materiais, como em circuitos eletrônicos;
  • Conteúdo e aditivos em impressão em tintas offset;
  • Pinturas e aplicação de vernizes e tintas;
  • Verificação de molhabilidade em pesticidas e sprays.

Todos esses processos citados empregam substâncias que atuam na interface entre materiais e tem a tensão superficial como fator que influencia diretamente nos resultados.

No caso da aplicação de tintas e vernizes, é preciso que as substâncias tenham uma molhabilidade adequada para que se firmem na superfície de aplicação, sem escorrer exageradamente.

No caso de processos precisos e de alta velocidade, como na impressão offsett, um agente umectante é aplicado e deve ser capaz de formar uma superfície rapidamente, para viabilizar as condições de impressão.

No caso de banhos de galvanoplastia, os aditivos colaboram para uma melhor adesão e maior qualidade dos depósitos de revestimento.

Nessas e nas demais atividades em que medições pelo método de Máxima Pressão Bolha são necessárias, o BPT Mobile da Kruss é o equipamento certo, que preenche os requisitos de segurança, confiabilidade, velocidade e facilidade de uso, essenciais para o controle de qualidade industrial.

Menu
Fale com a gente
1
Como posso te ajudar?
Bem-vindo à Láctea Científica
Como podemos te ajudar?