Óleos lubrificantes no setor industrial

folder_openBlog, indústria

Os óleos lubrificantes afetam diretamente a produtividade da planta industrial. Eles atuam formando uma espécie de camada protetora entre duas superfícies, suavizando o atrito entre elas e reduzindo os desgastes de peças e consequentemente aumentando a vida útil dos materiais, além de proteger contra corrosões e facilitar na limpeza e manuseio.

Os lubrificantes são extremamente importantes, pois todos os aparelhos industriais necessitam obrigatoriamente de um sistema de lubrificação, mesmo que cada máquina exija um tipo de lubrificante específico.

Um fator importante a se levar em consideração é a viscosidade. Quando tratamos de um maquinário onde há folgas mais estreitas, por exemplo, recomendamos o uso de óleos com menor viscosidade, com o objetivo de proteger e preencher todos os espaços. Da mesma forma funciona com o inverso, quando há uma operação com carga elevada, recomendamos o uso de um lubrificante com maior viscosidade, para que assegurar que a película de lubrificante não seja rompida com o aumento da carga, por exemplo.

Por fim, atente-se a alguns fatores considerados vilões do sistema de lubrificação, como o contato com a água, com pó e fluido de corte, assim você garante um maquinário funcionando sempre corretamente sem que contamine o sistema.

Menu