A importância dos Texturômetros na Análise Física de Cosméticos

folder_openBlog

Para que você entenda a real necessidade dos texturômetros para a indústria cosmética, vamos apresentar abaixo uma situação que ocorre com frequência em perfumaria e farmácias.

Uma cliente entra em uma perfumaria procurando por um creme que resolva o ressecamento de suas mãos. Existem muitas opções de cremes, e muitas vezes os clientes acabam utilizando como parâmetro de escolha a embalagem e preço do produto.
Depois de caminhar pela loja e ver as opções, a cliente opta por um creme de uma marca que ela já conhece, já utilizou e decide testá-lo. Assim que ela aperta o tubo em sua mão, o que sai da embalagem é um creme fino e aquoso, que não servirá de nada para tornar suas mãos mais macias.
A cliente fica decepcionada com o produto e desiste da compra.

Vendo esta situação, podemos entender como as análises físicas de produtos cosméticos antes do lançamento dos produtos são importantes para essa indústria.

A análise física combinada com testes químicos é o que permite a mensuração de qualquer propriedade física que poderia ser importante para um produto cosmético. Pode ser utilizado para testar novas formulações possíveis de um produto consagrado, para avaliar a textura de produtos novos antes do lançamento ou mesmo avaliar o controle de qualidade de um produto que já está no mercado.

Outro teste importante é o teste de eficácia que informa ao fabricante como um produto está de acordo com suas promessas. Esse teste é muito importante, pois se um condicionar promete engrossar os cabelos a partir da primeira lavagem e não o faz, os clientes não voltaram a compra-lo e também não o indicarão, o que se torna um problema para a marca, pois a mesma não terá vendas.

Além disso, devemos lembrar que com a internet, os cliente estão cada dia mais empoderados, podendo dar suas opiniões e fazer reclamações que serão vistas por milhares de pessoas em pouco minutos.

Esse tipo de problema poderia ser facilmente evitado se os fabricantes fizessem um teste simples em amostras de cabelo tratados com os seus condicionadores antes que os produtos fossem lançados no mercado.

Precisando de texturômetros para análises específicas? Entre em contato conosco.

Menu