A importância da limpeza de equipamentos industriais

folder_openBlog, indústria

Manter os equipamentos de sua indústria limpos possibilita que eles desempenhem suas operações de forma adequada, uma vez que os detritos e as sujeiras provocam inúmeros danos, dentre eles: vazamentos, entupimentos, quedas de precisão, atritos, folgas, trincas, interrupção de sistemas mecânicos, hidráulicos e elétricos, deformações, acionamento inadequado de comandos, bloqueios no fluxo dos produtos em processamento e etc.

As sujeiras e materiais estranhos são ainda responsáveis por grande parte dos defeitos, desqualificações e paradas temporárias que costumam acontecer nos maquinários, causando transtornos de diversas naturezas, já que isto afeta diretamente o financeiro da empresa, que perde ao produzir produtos com defeitos ou ainda ficar com seu maquinário parado por um maior tempo para consertos. Além disso, é muito comum que os funcionários tenham mais indisposição e vejam seu psicológico abalado por trabalhar em ambientes pouco sadios.

A limpeza industrial é geralmente feita em duas etapas: na primeira, todos os resíduos maiores e visíveis são descartados e em seguida passa-se para a desinfecção do ambiente com produtos e acessórios que eliminam até aquilo que não nos é visível, como bactérias e microrganismos. É de extrema importância que esta ordem seja respeitada, pois se for realizada a desinfecção sem a limpeza adequada, por exemplo, o ambiente pode ser recontaminado.

A saúde dos colaboradores e o compromisso com a entrega de um produto de qualidade devem ser os pilares dentro de qualquer empresa, por este motivo é tão importante investir na higiene e na limpeza industrial, seja dos equipamentos, linhas de montagens, pátios, cozinhas e etc.

Menu