A importância da calibração de equipamentos

folder_openBlog, indústria

A calibração e a manutenção dos equipamentos são de extrema importância para as indústrias químicas, petroquímicas, alimentícias, farmacêuticas e também para os laboratórios de análise e pesquisa manterem o seu padrão de qualidade e o maior controle sobre as atividades realizadas.

Isso acontece porque qualquer tipo de equipamento possui data de validade e a falta do seu acompanhamento pode gerar um desgaste precoce da máquina que, consequentemente, vai levar a uma produção irregular. Por isso o seu desempenho precisa ser medido com certa periodicidade.

Imagine, por exemplo, as perdas que uma balança sem calibração pode causar a um comércio de carnes, legumes, frutas e verduras. O mau cuidado deste tipo de aparelho pode fazer com que o vendedor perca a faixa de lucro por causa de cálculos errados.

Por isso a calibração dos equipamentos é importante. Ela envolve confiabilidade de resultados, evitando fraudes e erros – mesmo que não intencionados –, além de autenticar o seu desemprenho garantindo uma melhor confiabilidade nos processos e de assegurar a valor do produto ou serviço realizado por meio de padrões pré-definidos, ajuda a garantir resultados aceitáveis para a indústria.

E, para obter um bom resultado, sua análise precisa envolver a comparação dos valores da máquina com o seu padrão de referência em um período determinado, com a recomendação do fabricante, análise das calibrações anteriores e seu histórico de uso.

Mas quem faz essa análise? Para evitar erros de medição o processo deve seguir as normas ISO 9001:2015 (itens 7.1.5.1 e 7.1.5.2) e do INMETRO, ou seja, precisa ser um profissional qualificado e treinado, ou uma empresa especializada neste tipo de atividade, que emita um certificado de calibração com informações válidas e úteis.

Para garantir esses bons resultados dessa análise a empresa precisa ter um programa de periodicidade com parâmetros de comparação adequados para cada produto ou serviço, metodologia de trabalho e frequência exata para manter o nível de desemprenho das ferramentas utilizadas para cada trabalho.

Este relatório será usado para ajudar no controle de qualidade, na busca de melhorias dos processos, análise dos mesmos e na tomada de decisões gerenciais de forma precisa. Dessa forma, a calibração dos equipamentos ajuda na segurança do trabalho realizado e na satisfação do cliente.

Menu