Conheça as vantagens do teste à vapor Eravap

folder_openBlog

Por Henrique C. Ricci

A Volatilidade é uma propriedade das substâncias químicas que determina a facilidade da  passagem do estado líquido da substância para o estado gasoso ou vapor, por meio da evaporação. Isso quer dizer que líquidos que possuem uma maior volatilidade se transformam em gás com mais facilidade.

Essa propriedade é um parâmetro importante para a verificação da qualidade de produtos. No caso da gasolina em automóveis, por exemplo, caso não exista um determinado grau de volatilidade, isso dificulta a partida do motor. Também indica se o combustível vai ter uma queima mais completa ou se ele pode condensar e, por consequência, interferir nas condições das peças e  do óleo lubrificante. Caso a gasolina seja volátil em excesso, pode evaporar do tanque.

Para realizar a medição da volatilidade, os testes de pressão de vapor são conhecidamente importantes, uma vez que a pressão de vapor é uma medida da volatilidade da substância. Pressão de vapor é a pressão exercida por um gás/vapor sobre um líquido em um ambiente fechado quando existe um equilíbrio dinâmico entre a quantidade de líquido que evapora e a quantidade de gás que condensa. Quanto maior a pressão de vapor, maior a volatilidade do líquido.

ERAVAP

ERAVAP é o equipamento desenvolvido pela empresa Eralytics com a função de realizar teste de pressão de vapor de substâncias, tais como gasolina, petróleo bruto, gás liquefeito de petróleo, fragrâncias e soluções aquosas, utilizando os padrões de análise mais atuais existentes.  É capaz de analisar gasolina e gasolina oxigenada tão bem como polímeros.

De alta precisão, rápido e versátil, atende à uma faixa de temperatura que vai de -20ºC a 120ºC.  É portátil e serve para laboratórios móveis ou fixos. Pode ser utilizado em campo em conjunto com um adaptador 12V de corrente contínua,  alimentado pela bateria de um veículo.

É desenhado para ser um equipamento de alta precisão e alta durabilidade. E pela versatilidade, é indicado tanto para análises de maior dificuldade, quanto para medições de rotina, sendo bastante utilizado pela indústria do petróleo e seus derivados. Tem correspondência com uma variada gama de métodos analíticos e programação fácil para gasolina, GLP, solventes e petróleo bruto.

Um dos maiores diferencias do ERAVAP é a capacidade de realizar a medição simultânea da pressão de vapor e a medição da densidade dos combustíveis, de forma automatizada, com economia de tempo e custo. O Teste de pressão de vapor e de densidade combinados são os mais relevantes para a testagem da qualidade da gasolina e seus intermediários.

O equipamento também possui sensor de temperatura especialmente voltado à testagem da gasolina. Esse sensor permite verificar antecipadamente se a temperatura está adequada ou não para a testagem. Também conta com módulos adicionais destinados à análises em condições específicas, para substâncias com alta viscosidade, para análises de baixas pressões de vapor e para análises em temperaturas baixas.

ERAVAP necessita de pouca manutenção, tem tecnologia para impedir contaminação cruzada entre as análises e seu mecanismo possibilita a fácil recalibragem, sem que se precise desmontar a estrutura, o que facilita sua manutenção.

Considerando o trabalho com testes analíticos, em que a qualidade do equipamento é fundamental, os produtos da Eralytics são sempre recomendados. ERAVAP é uma opção confiável para trabalhar análises de volatilidade por meio dos parâmetros de Pressão de Vapor. É um equipamento portátil, automatizado, de baixa manutenção e fácil manuseio, capaz de realizar teste simultâneo de Densidade, garantindo ótimos resultados.

Entre em contato e solicite um orçamento.

Tags: ,
Menu