Como o Eracheck Eco acelera o processo de análise de óleo em água

folder_openBlog

O petróleo é uma das nossas principais matérias-primas atualmente, servindo como base para diversos produtos que usamos no dia a dia, além da produção de energia, contribuindo no desenvolvimento da nossa economia. 

Entretanto, este combustível é extremamente nocivo e a sua presença na água, por exemplo, pode trazer consequências desastrosas para o meio ambiente. Por isso é tão importante que a análise da presença de óleo em água seja bastante precisa, no que se refere ao processo de extração e produção de petróleo. 

Antes da proibição de solventes CFC pelo Protocolo de Montreal, as medições de óleo em água eram realizadas por uma extração líquido-líquido da amostra aquosa com um solvente CFC seguido por uma medição espectroscópica infravermelha de acordo com ASTM D3921 ou DIN 38409-H18.  

Esses solventes fluorados e clorados, lamentavelmente, prejudicam a camada de ozônio da Terra e a maioria deles são proibidos. Esta proibição e a contínua exigência da medição do teor de óleo em água levou ao desenvolvimento de novas técnicas de medição.  

O Eracheck Eco é o único analisador infravermelho do mercado totalmente compatível com o mais recente padrão de óleo em água ASTM D8193. A tecnologia de medição ecologicamente correta oferece a alternativa mais econômica para testes de óleo em água do mercado, combinando as vantagens inerentes dos métodos IR, como alta velocidade e precisão sub-ppm com o uso do ciclohexano, solvente biodegradável de extração livre de CFC e de baixo custo.

Norma ASTM D8193  

ASTM D8193 descreve uma medição de transmissão IR direta de óleos e graxas no solvente de extração. O método não requer qualquer evaporação de solvente como métodos gravimétricos ou IR sem solvente e, portanto, permite a medição de todas as frações da amostra, incluindo as extremidades leves, com precisão sub-ppm (repetibilidade SD: 0,2 mg/L óleo-em-água). Comparado aos métodos de GC que não detectam frações que eluem fora da janela de tempo definida, a ASTM D8193 permite uma fração mais completa dos hidrocarbonetos extraídos de forma muito mais rápida e fácil. 

Agilidade e precisão nas análises 

O Eracheck Eco permite que na própria plataforma de petróleo no alto mar, se tenha uma análise da água produzida, informando se ela está adequada para ser devolvida à natureza. 

Além dessas vantagens, o Eracheck Eco acaba sendo um investimento mais econômico em uma análise a longo prazo, por conter um processo de extração líquido-líquido, utilizando o Ciclohexano.  

Acelera muito o processo de descontaminação da água produzida, sem medo de estar fora das especificações de descarte no mar do CONAMA. Usando outros aparelhos e métodos não é possível ter uma análise de TOG com a precisão do Eracheck Eco, sem levar uma amostra para o laboratório em terra.  

Com o Eracheck Eco, o teste pode ser feito no local, o que mantém o processo de descontaminação da água produzida muito mais eficiente, por permitir a visualização do valor real em poucos minutos e permitir a ação imediata do controle da descontaminação. 

 

Aplicações: 

  • Processo industrial e água residual
  • Reinjeção e descarga de água  
  • Monitoramento de recuperação de petróleo  
  • Monitoramento ambiental do solo e da água  
  • Monitoramento de camada durante a perfuração de petróleo 

 Para isso tudo, ele é um equipamento compacto e resistente, sendo totalmente pensado para o trabalho em campo, mas isso não impede também de ser operado em um laboratório de análise.   

Em 2019 com mais de 60 unidades vendidas no Brasil, a Láctea Científica se tornou a empresa líder em vendas deste tipo de equipamento no mundo. E no Brasil a Láctea Científica comercializa os produtos da Eralytics de maneira exclusiva. Fornecemos todo o treinamento e manutenção do equipamento, em todo território nacional. Entre em contato com a gente para saber mais. 

Tags:
Menu
Fale com a gente
1
Como posso te ajudar?
Bem-vindo à Láctea Científica
Como podemos te ajudar?