Entenda tudo sobre a viscosidade e a sua importância para a indústria

folder_openBlog

A viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, em determinada temperatura. Em um nível molecular, a viscosidade é o resultado da interação entre as diferentes moléculas em um fluido. E quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade com que o fluido se movimenta.

Mas o que é um fluido?

Os fluidos são substâncias que apresentam capacidade de fluir ou escoar, por não poderem resistir a uma força que é paralela à sua superfície (tensão de cisalhamento), e sempre assumem o formato do recipiente onde são confinados.

Os líquidos e os gases são considerados fluidos, pois seus átomos não estão organizados de forma simétrica e rígida, como acontece com os sólidos cristalinos.

Sob a ação de uma mesma força, fluidos menos viscosos, como água e álcool, deformam-se mais facilmente que os mais viscosos, como mel, óleo e piche, por exemplo.

Os fluidos de baixa viscosidade, possuem uma menor resistência ao movimento ao contrário dos fluidos de alta viscosidade.

A viscosidade pode ser afetada por uma série de fatores, incluindo o tamanho e a forma das moléculas, as interações entre elas, e a temperatura. Em geral, os fluidos com moléculas maiores, mais complexas, terão viscosidades mais altas, já que moléculas tendem a se enredar umas com as outras, impedindo seu movimento.

Por que é importante conhecer a viscosidade de um fluido?

Para quem trabalha com máquinas ou automóveis, sabe que é importante estar atento aos óleos responsáveis pela lubrificação das peças, para que os equipamentos continuem funcionando adequadamente. Por isso, a medição e controle da viscosidade em óleos lubrificantes deve ser sempre controlada para evitar possíveis desgastes e danos às máquinas e motores.

Para que um motor funcione corretamente, por exemplo, é necessário que o óleo tenha boa aderência ao metal e sua viscosidade deve adaptar-se às mudanças de temperatura durante o uso.

Na indústria farmacêutica a análise de viscosidade das matérias-primas é parte essencial do controle de qualidade dos produtos. Um xarope para tosse, por exemplo, precisa ter a viscosidade ideal para não ficar retido na colher e fluir adequadamente pelo trato digestivo, evitando que cubra a superfície da garganta. Uma produção com um gerenciamento inadequado da viscosidade, prejudica a qualidade dos produtos e gera desperdício e aumento de custos.

      

A qualidade dos produtos cosméticos também é influenciada pela viscosidade dos fluidos, já que essa capacidade está diretamente ligada à aplicação de muitos de seus produtos, como cremes, pomadas, xampus, maquiagens. Por exemplo, um bom xampu permitirá que o produto seja fluido o bastante para sair do frasco quando o consumidor o apertar, mas não tanto a ponto de escorrer por entre seus dedos. As medidas de viscosidade são essenciais para atingir o ponto desejado do conforto de aplicação para cremes e para obter bons resultados de revestimento com esmaltes e batons.

Medição

A viscosidade de um fluido pode ser medida de várias formas, por dispositivos chamados viscosímetros. Estes podem medir o tempo que leva para um fluido se mover numa determinada distância através de um tubo ou o tempo necessário para que um objeto com um dado tamanho e densidade passe através do líquido.

Verificações simples de viscosidade com um viscosímetro de alta precisão, garantem a consistência correta de diversos tipos de produtos

Conheça o viscosímetro CAV 4.1

O CAV 4.1 da Cannon é um viscosímetro de bancada de banho único, com design compacto, totalmente automatizado, com dois manipuladores de amostras de 14 posições para processamento autônomo, garantindo a máxima qualidade em um instrumento de apenas 72 cm de altura.

O design inovador dos tubos Cannon reduz o uso de solventes em 50% em comparação com outros viscosímetros automáticos.

Cada um dos dois tubos estilo Ubbelohde cobre uma faixa de viscosidade de 100 vezes em valores entre 0,5 mm2/s (cSt) e 10.000 mm2/s (cSt) de 40 °C a 150 °C (até 20 °C com refrigerador de banho).

O CAV 4.1 é indicado para análise de viscosidade cinemática de líquidos opacos e transparentes. Confira a seguir as principais aplicações:

  • Análise de óleo formulado
    • Análise do óleo hidráulico
    • Análise aditiva
    • Teste de combustível marítimo
    • Análise de estoque básico
    • Teste de combustível leve e pesado
    • Cera / parafina
    • Teste de petróleo bruto
    • Glicóis / polióis

Se você quer obter uma alta precisão de análise de viscosidade em seus processos, com a garantia de um produto premium, o CAV 4.1 da Cannon é a escolha ideal. Conheça também a linha completa de viscosímetros da Láctea Científica .

Tags:
Menu
Fale com a gente
1
Como posso te ajudar?
Bem-vindo à Láctea Científica
Como podemos te ajudar?