A necessidade de um controlador de temperatura em laboratórios

folder_openBlog, indústria

A temperatura de um dia pode mudar drasticamente de um momento para outro e do dia para a noite obter uma grande variação de umidade. Esta instabilidade altera a temperatura dentro dos laboratórios e pode danificar aparelhos eletrônicos, medicamentos, amostras laboratoriais e insumos de pesquisa – de todos os tipos – , inclusive em seu transporte.

 

Para que estes produtos não estraguem ou percam as suas características necessárias para a análise, é preciso controlar o seu tempo de exposição às temperaturas e assim garantir a qualidade dos procedimentos e a eficácia de seus resultados.

 

O mesmo processo acontece com a sua geladeira, por exemplo, onde o controlador manda uma mensagem para o motor que retira o calor interno e monitora a temperatura do lado dentro. Outro exemplo prático seria o forno que liga e desliga a resistência interna deixando a temperatura do lado de dentro controlada.

 

Porém, diferentemente, o controlador de temperatura de laboratório é somente uma parte de todo o sistema de controle necessário para cada processo. Por isso, é preciso analisar os seus objetivos, a sua estrutura e assim eleger o melhor modelo para a sua necessidade e projeto.

 

Considerados de última geração, os controladores de temperatura para laboratório da linha LC possuem a tecnologia que permite medir de forma personalizada. Possuem um controle PID (Proporcional Integral Derivativo) que ajuda a compensar câmbios do sistema com 5 parâmetros ajustáveis; são seguros e possuem um aviso sonoro intermitente em caso de alteração, superaquecimento e/ou temperatura insuficiente (que pode ser ajustado pelo mostrado multi-display em LED); seu monitoramento é feito por sensores a distância e sua interface integrada RS232 permite uma comunicação online em tempo real (eliminando a necessidade da participação contínua de um operador).

 

O aparelho ainda dispõe de uma possibilidade de conexão de uma válvula magnética JULABO, para o abastecimento cíclico de água para resfriamento. Através da função ATC (Absolute Temperature Calibration) é possível a fácil calibração dos sensores de temperatura. Dessa forma, o aparelho também pode ser aplicado como meio de teste conforme ISO 9000.

 

Os controladores de temperatura podem ser utilizados em qualquer tipo de laboratório, câmaras frias, locais que realizam o transporte e o armazenamento da substância e até mesmo locais de comércio como as farmácias e até mesmo em hospitais.

 

Confira todos os detalhes e a ficha técnica dos produtos da linha LC Julabo aqui

Menu