Efeito lótus: superfícies autolimpantes e seus benefícios

folder_openBlog, kruss

A planta de lótus, mesmo em um habitat empoeirado, possui a característica de manter suas folhas limpas. Ela repele toda a água que mantém contato com sua superfície, eliminando assim a poeira e outras partículas. Este caráter hidrofóbico da planta originou o que chamamos de Efeito Lótus.

Parecido com o que ocorre na folha da planta, a gota de água, ao cair sobre uma superfície hidrofóbica, permanece em formato esférico.

Por sua vez, devido ao ângulo de contato entre a superfície e a gota, ao escorrer, a gota acaba arrastando junto a sujeira. Quanto maior for o ângulo de contato, menor será a vulnerabilidade da gota com a superfície.

O estudo dessa capacidade pode fornecer materiais autolimpantes, já que reduzem a adesão de contaminantes na superfície. Alguns deles já são desenvolvidos – tais como em tintas, metais, polímeros, tecidos, cerâmicas, e revestimento- por meio de técnicas nano tecnológicas, formulações complexas, plasma, ataques ácidos, entre outros meios.

Mas o espectro de atuação dessa característica é imenso. Imagine qualquer superfície e adicione o fato dela repelir totalmente a água, o quanto se economiza com lavagens, o benefício ecológico que esse produto pode trazer, fora a manutenção e preservação da superfície. São inúmeras possibilidades.

Esta aplicação potencializa a energia solar, ao lembrarmos que a poeira sobre os painéis dificulta uma absorção maior da energia. Assim é possível gerar mais energia limpa sem um gasto com a limpeza frequente dos painéis.

Materiais hidrofóbicos reduzem a adesão de na superfície. Por exemplo, uma de suas possíveis aplicações é na indústria aeronáutica, na fabricação das superfícies de aviões, já que precisam evitar o congelamento de água na fuselagem.

Para determinar o ângulo de contato e a tensão superficial e interfacial, a Láctea Científica traz ao Brasil com exclusividade os produtos da empresa alemã Kruss. Uma linha completa com equipamentos de pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade industrial presente em uma ampla variedade de setores. Entender quão hidrofóbica é uma superfície abre espaço para o avanço e criação de novos produtos e tecnologias. Para isso, os aparelhos da Kruss contam com a tecnologia alemã mais avançada do ramo. Com sistemas de alta precisão e soluções técnicas inovadora, a empresa atende a um mercado altamente complexo e com os mais diversos requisitos, fundamentais para o mercado nos dias hoje.

Menu