Um dos principais parâmetros utilizados na análise de amostras fluídas é a viscosidade, em conjunto com a eficiência e a qualidade do produto. Muitos fabricantes consideram a verificação da viscosidade uma das etapas cruciais dentro do controle de processos, pois é o tipo de medição mais exato, rápido e confiável para analisar um dos fatores de maior importância para o desempenho dos produtos.

Podemos dizer, de forma técnica, que a viscosidade é a medida do atrito interno de um fluído, tornando-se aparente quando uma camada de fluído se move em relação à outra camada existente. O cisalhamento é a força necessária para que esse movimento ocorra, quanto maior o atrito, maior a força, e ocorre toda vez que o fluído é movido ou distribuído fisicamente, como em um vazamento, mistura ou espalhamento.  Amostras com maior viscosidade precisam de mais força comparadas às amostras de menor viscosidade.

Nessa etapa o comportamento dos fluídos viscosos também deve ser levado em consideração.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que o mesmo tenha sido útil. Para conferir mais conteúdos como este acompanhe nosso blog!