Os funcionários de laboratórios estão, na maior parte do tempo, expostos a diferentes tipos de riscos. Por esse motivo, é muito importante pensar na segurança dos mesmos e dar a devida importância aos equipamentos necessários dentro desses ambientes para diminuir os riscos de acidentes.

Intoxicações, queimaduras, choques e incêndios estão entre os acidentes mais comuns. As principais causas são o uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas e instruções inadequadas.

Pensando em evitar esses acontecimentos, a Láctea Científica preparou algumas dicas de como atuar dentro de um laboratório e manter a segurança.

 

– Ter conhecimento das reações que os produtos químicos causam no corpo, e caso ocorra contaminação, conhecer uma forma para interromper sua ação;

– Saber classificar os produtos químicos de acordo com as categorias a seguir: inflamável, tóxico, explosivo, oxidante, corrosivo, nocivo ou radioativo.

– Reagentes sensíveis à água e gases comprimidos devem ser afastados dos restantes.

– Manter o local de trabalho limpo e em ordem;

– Ter conhecimento sobre as saídas de emergência, equipamentos de primeiros socorros e itens de proteção;

– Utilizar todos os itens de proteção durante a permanência no laboratório;

– Estudar e compreender o manual de instruções antes do manuseio de qualquer equipamento;

– Estar ciente dos procedimentos de primeiros socorros para diversos tipos de acidentes;

 

Tendo em mente esses processos e utilizando os equipamentos de segurança corretamente, as chances de um acidente ocorrer caem drasticamente.