Qual a importância e a utilidade de um viscosímetro ?

O viscosímetro é um equipamento utilizado em laboratórios para analisar a viscosidade dos fluídos.
Nesse post falaremos um pouco mais sobre o que é a viscosidade.

A viscosidade de um fluído é a capacidade que o mesmo possui em se movimentar, que pode ser percebida através de sua grossura ou resistência ao ser despejado.

Por exemplo, quando despejamos óleo vegetal em um recipiente podemos perceber que ele demora mais para cair do que a água, portanto o óleo é mais “grosso” que a água, tendo viscosidade mais alta.
Agora, você pode estar se perguntando, por que saber a viscosidade de um fluído é importante?

Viscosidade de Cosméticos
Nesse caso, saber a viscosidade é importante, pois é ela quem determinada a força que será necessária para que determinado produto seja espalhado na pele. Além disso, também é o controle da viscosidade que evita que o produto escorra na pele, caso a mesma esteja fora do padrão. Portanto, é mais do que necessário o uso de Viscosímetro no processo de fabricação.

Viscosidade do Óleo Lubrificante

Os óleos lubrificantes são utilizados para reduzir o atrito entre os componentes de motores, por isso, a viscosidade é muito importante. Já que um óleo com baixa viscosidade não terá capacidade suficiente para manter-se entre as duas peças móveis, pois irá escorrer com facilidade. Portanto, o óleo lubrificante deve ter viscosidade alta, assim ele mantém a lubrificação necessária entre as duas peças.  sem o uso de viscosímetro podemos impactar diretamente o cliente final e causar grandes problemas para o mesmo.

A Láctea Científica possui diferentes modelos de viscosímetros para diferentes finalidades. Acesse nosso site e conheça a gama de produtos que oferecemos!