Muitas são as duvidas a respeito da diferença entre a esterilização utilizando autoclave e a esterilização com estufas.
A principio é importante abordar a diferença entre os dois métodos. A estufa atua por meio de calor seco. A autoclave envolve calor, umidade, pressão. Diferente do que muitos acreditam, os dois métodos esterilizam de maneira eficaz ainda que sejam dois métodos distintos de matar os microrganismos.
Vale lembrar que o usuário final deve respeitar as condições necessárias de cada método para obter o melhor resultado. Por exemplo, quando se usa do método de autoclave esse equipamento possui uma trava, na qual não é permitido abrir a porta durante o processo. Já no caso da estufa, a porta pode ser aberta a qualquer momento.
O que foi descrito no parágrafo é apenas uma parte de todo um processo que precisa ser feito para obter 100% de sucesso. Tanto a autoclave quando a estufa precisam estar em boas condições, com manutenção preventiva em dia, com acondicionamento e distribuição de cargas adequadas em sua câmara interior, além da verificação da eficiência de esterilização por indicadores químicos e até biológicos.
Já esclarecida a diferença entre esses dois métodos, compartlhe com sua equipe e assim possam proceder com as análises em seus laboratórios de forma segura e correta.