Medição de ângulo de contato no controle de qualidade

Nosso analisador de forma de gota – DSA30 é um instrumento robusto que pode ser usado com flexibilidade para a medição precisa de ângulo de contato e energia livre de superfície (SFE). Com componentes de alta qualidade e várias opções de automação, o DSA30 analisa a umidificação e a aderência em superfícies sólidas. Medições rápidas e operação simples tornam o instrumento uma parte valiosa do seu controle de qualidade de rotina.

Soluções para investigações de superfície confiáveis

Equipamos o DSA30 com uma unidade de iluminação LED uniforme, componentes ópticos de alta qualidade e uma câmera de alta resolução. Isto resulta numa imagem precisa da gota distribuída que assegura que a forma da gota pode ser avaliada de forma fiável para o ângulo de contacto. Uma abertura na unidade de iluminação proporciona óptimas condições ópticas para pequenos ângulos de contacto e amostras reflectoras, que de outra forma frequentemente apresentam um desafio quando se mede o ângulo de contacto.

A nossa mesa de amostras finamente ajustável move a amostra de forma rápida e reprodutível para as posições de medição com até três eixos manuais ou automáticos. Unidades de dosagem para até quatro líquidos permitem medir a energia livre da superfície de amostras sólidas com alta precisão. Nossa unidade de doseamento pressurizado permite medir o SFE extremamente rápido e confiável, usando nossa nova técnica de dosagem cientificamente validada, a Liquid Needle.

Nós fornecemos opções de automação para o DSA30 para garantir a padronização suave da garantia de qualidade. Graças a modelos de medição especialmente adaptados, amostras semelhantes são sempre analisadas usando exatamente o mesmo procedimento. Isto também significa um tempo de preparação mínimo e uma rápida alteração da amostra, bem como medições altamente reprodutíveis.

Outros módulos para o DSA30 permitem que as condições do processo sejam simuladas e, portanto, os procedimentos de superfície sejam otimizados com base em dados brutos relacionados ao processo. Por exemplo, as medições dos ângulos de contacto podem ser realizadas a temperaturas controladas com precisão entre -30 e 400 ° C ou em humidades exactamente ajustadas.

Análise de sólidos e líquidos

Além de medir o ângulo de contato, o nosso DSA30 também pode medir a tensão superficial de líquidos usando o método Drop Pingente. As medições fornecem conhecimento científico relativo à relação entre o molhamento do sólido e as propriedades líquidas. Este método de medição de contacto interfacial pode ser utilizado, por exemplo, para medir e optimizar a adesão e a estabilidade a longo prazo dos revestimentos.

  • Caracterização dos processos de pré-tratamento de superfície
  • Investigação da adesão e estabilidade dos processos de ligação e revestimento
  • Verificação da molhabilidade de plástico, vidro, cerâmica, madeira ou metal
  • Verificação da limpeza da superfície

Métodos de medição e opções

  • Ângulo de contato entre um líquido e um sólido
  • Energia livre de superfície a partir de ângulos de contato de vários líquidos de teste usando todos os modelos comuns
  • Ângulo de contato estático, ângulo de avanço e ângulo de recuo
  • Medição da tensão superficial e da tensão interfacial líquida-líquida usando o método Pingamento Pendente
  • Medições em superfícies inclinadas
  • Medições de temperatura controlada de -30 a 400 ° C
  • Medições em umidade controlada

 

Download do catálogo

 

Solicite um orçamento

Razão social (ou Instituição)

Nome


Endereço completo (Incluindo o CEP)

E-mail (obrigatório)


Telefone (obrigatório)

CNPJ

Observações