Dentre as mais variadas formas de utilização em laboratórios industriais, densímetros digitais são produtos para laboratorios indispensáveis no processo de fabricação de bebidas, por exemplo.

Este equipamento é utilizado na preparação de duas das bebidas mais consumidas no mundo: a cerveja e o vinho.

Quem as bebe não imagina o processo realizado para a obtenção do sabor, pigmentação e aroma das mesmas. Por isso, iremos explicar um pouco destes processos.

Os cervejeiros utilizam como matéria-prima o malte, grão da cevada. Como determinador de aroma e sabor, o lúpulo também é empregado na fabricação da bebida.

A levedura é considerada um agente de transformação dos ingredientes. Ela causa a fermentação da cerveja e após este processo, a bebida é filtrada, obtendo a aparência com a qual é comercializada.

Na fabricação do vinho, também exerce papel indispensável na medição da densidade. Caso o fabricante deseje medir a densidade em determinada temperatura, basta que o mesmo aqueça a amostra até o respectivo ponto e em seguida, analise no equipamento obtendo o valor desejado.

Como todo mundo sabe, o vinho comum possui como matéria prima a uva. É através desta fruta que o mosto é produzido. A levedura provoca a aceleração no processo de fermentação e melhor conservação da bebida.

O acompanhamento da fermentação é importante, pois a medida que a fermentação evolui, a quantidade de açúcar do mosto diminui, ao passo que o teor de álcool aumenta. A densidade do mosto diminui quanto mais ativa a fermentação.

Após esta etapa, tem início o processo de clarificação. A colagem consiste na formação de flocos dos ingredientes utilizados na produção, que posteriormente são eliminados na filtragem da bebida.

Para a verificação da densidade ideal, o aparelho para laboratório utilizado é o Densímetro Digital.

Densímetros Digitais – podem ser utilizados para a medição da densidade em qualquer etapa da produção de bebida, porém destacam-se as seguintes condições: a amostra a ser analisada deve ser homogênea, não conter qualquer partícula sólida ou bolha.

O aparelho possui um compartimento constituído de uma tubulação de vidro em formato de “U” por onde a amostra irá transitar. Esse tubo sofre oscilação magnética onde através desta propriedade, o equipamento converterá todas as informações em um resultado que determinará a densidade. Em casos onde ocorra a penetração de partículas de ingredientes, o equipamento pode sofrer danos. Para substâncias viscosas, ele trabalha com aquelas que possuem até 100 cps.

 

Fonte : http://www.splabor.com.br/blog/equipamentos-para-laboratorio/densimetro-digital-equipamento-para-laboratorio-utilizado-para-medir-a-densidade-de-liquidos-em-processos-industriais/